Resenha - Codinome Lady V


.


Autora: Lorraine Heath

Editora: Gutenberg

Páginas: 251

Gênero: Romance de época



Para a primeira resenha de romance de época do blog, não poderia haver livro melhor!

Codinome Lady V é o primeiro livro da autora Lorraine Heath que eu leio e já posso dizer que se tornou uma de minhas autoras de romances de época favoritas.  Dificilmente isto não aconteceria, visto que Lorraine publicou cerca de 44 livros, e alguns fizeram tanto sucesso que a romancista ganhou 6 prêmios, incluindo um RITA Awards. Isso sem falar de quase 3 dezenas de livros publicados com pseudônimos como Jade Parker, JA London e Rachel Hawthorn.

Codinome Lady V é o primeiro volume de uma série de 3, intitulada no Brasil como “Os sedutores de Havisham”. Algo que me chamou atenção logo de início, é que as histórias tem como pano de fundo as jornadas dos Lords, diferentemente da maioria das outras séries que apresentam comumente as trajetórias de vida das Ladys. Mas não se enganem, nesse primeiro volume a heroína é marcante e Muito bem resolvida.

O início do livro nos apresenta o panorama geral da série. Ela contará as histórias de Nicholson Lambert, Duque de Ashebury (para os amigos Ashe), Albert Alcott, Conde de Greyling (Grey para os íntimos), Edward Alcott (irmão gêmeo de Albert) e Visconde de Locksley (para os mais chegados, Lock filho do marquês de Marsden). Os três primeiros se conhecem por causa de uma tragédia que tem em comum: A morte dos pais em um trágico acidente ferroviário.  Os três órfãos são levados para a mansão Havisham, propriedade do Marquês de Marsden, ficando assim sob sua tutela até a maioridade. Em Havisham, eles conhecem o infante Visconde Locksley, filho do marquês, do qual tornam-se amigos inseparáveis. As vidas do Marquês de Marsden e de seu filho Locksley são marcadas pela morte da marquesa que morreu enquanto deu a luz ao filho. O marquês amava tanto a esposa que ficou transtornado após a morte dela e com o passar dos anos acabou beirando a loucura. É nesse ambiente caótico que “os meninos de Havisham” são criados. Os meninos crescem inseparáveis, viajam e vivem aventuras juntos e é logo após o retorno de uma viajem a África que nossa história se desenrola.

Após voltar de sua última viajem o duque de Ashebury não tem o costume comum de frequentar bailes como a maioria dos nobres. Ele prefere manter distância de tais eventos, por isso, em uma noite ele visita o Clube Nightingale, onde mulheres, sob o anonimato oferecido por uma máscara, relacionam-se com homens que não são seus maridos, um lugar no qual as mulheres encontram seus amantes, ou homens dispostos a ocupar esse lugar de vez em quando. E é justamente no Nightingale que Ashe conhece a protagonista da história.

Minerva Dodger está na sexta temporada em Londres e não conseguiu um único pretendente aceitável que não esteja atrás de seu imenso dote. Ela é filha de uma duquesa viúva que se casou com um antigo proprietário de uma casa de jogos, o temível Jack Dodger, e  é meia-irmã do atual Duque de Lovingdon. Minerva não é dona de uma beleza estonteante, ela herdou traços faciais do pai, que não são muito femininos, segundo ela mesma. Cansada de ser alvo de caça-dotes, ela percebe que não se casaria sem amor, portando abre mão da busca pelo matrimônio. Entretanto, ela não vê porque não experimentar as emoções da noite de núpcias e para isto, ela recorre ao clube para mulheres Nightingale. E é justamente lá que ela se vê alvo das atenções de um dos solteiros mais cobiçados da Inglaterra, o Duque de Ashebury. E é sob o codinome Lady V que ela segue o duque a caminho de um dos quartos. Mas o que Ashe tem em mente para esta noite não se restringe apenas em ter relações com Lady V (codinome alias, tem um significado bastante inusitado). Ele é apaixonado por fotografia, e, para se livrar de pesadelos, monta uma coleção de fotos bem específicas, e ,na atual noite, ele quer uma foto das pernas de Lady V.
" - O que você vai fazer com as fotografias?
- [...] Eu aprecio a beleza.
-Beleza? Nas minhas pernas?
-Deixe-me mostrar para você." pág. 44

Minerva não consegue conceber que está sendo admirada e desejada por Ashe, visto que o único atrativo que os homens encontraram nela foi o dote astronômico. Algumas circunstâncias impedem o casal de dormirem juntos nesta noite, mas o fascínio de Ashe por Lady V é tamanho que ele decide seguir a dama e descobre que, ao descer da carruagem que ele mesmo emprestou para que ela fosse levada para casa, ela desembarcou e entrou do clube de jogos Twin Dragons , clube esse que aceita além dos Lords a afiliação de Ladys. O comportamento da jovem dama só faz crescer a aura de mistério a identidade de Lady V e o interesse de Ashe por ela.

"- Espero que você consiga sua fotografia. Acredito que quando voltar para o clube você conseguirá encontrar uma mulher disposta a posar.
Ele meneou lentamente a cabeça.
- Não. Você era o que eu queria esta noite. nunca aceito substitutas." pág. 50

 É num evento de boas vindas, dedicado aos Lords de Havisham ainda solteiros, na casa de  Lady Greyling (Sim minha gente, o Conde de Greyling já está casado) que Ashe começa a desconfiar de que a Srat. Dodger possa ser sua Lady V. E é pouco tempo depois disto que Ashe descobre que está em uma precária situação financeira. Encontrando-se em tal situação, ele decide se casar com Minerva, unindo o útil ao agradável: casar-se com uma mulher que deseja e que trará com o matrimônio um dote magnífico. Mas ele não imaginava que fosse tão difícil cortejar uma mulher tão independente. Como Minerva tem a vida muito bem resolvida , ela só se casará com um homem que a ame e como não é isso que ela enxerga em Ashe, mesmo depois de ele dizer a ela que descobriu que Lady V e ela são a mesma pessoa, passa-se muito tempo até que ela aceite seu pedido. O problema é que logo em seguida Minerva descobre a situação financeira de Ashe. Nosso duque então terá um longo caminho a percorrer para alcançar seu objetivo. Será que ele conseguirá decifrar os sentimentos que nutre por Minerva? E será que Minerva conseguirá perdoar Ashe? Ah queridas e queridos leitores, somente lendo o livro pra descobrir!

"[...] com Ashe ela se sentia como se estivesse no controle. Com ele, Minerva tinha uma sensação de igualdde que nunca sentiu com ninguém..." pág. 215

Vale a pena apontar que romance, drama e bom humor são dosados com maestria por Lorraine Heath em Codinome Lady V, que a edição do livro é primorosa, e que possui uma pegada de feminismo forte por conta da busca por igualdade de gênero e, por último, mas não menos importante, que personagens secundários são esses??? É impossível não querer saber mais sobre o casal Lovingdon e Grace, o que acontecerá com o libertino Sr. Edward Alcott, desvendar os mistérios do enigmático Visconde Locksley, compreender a magnitude do amor que o Marquês de Marsden sentia por sua marquesa e como isso influiu e continuará a influenciar na vida dos meninos de Havisham! Esperarei ansiosa pelos próximos livros da série.

Até a próxima!

Your Reply