Resenha - Depois do funeral


.



Livro: Depois do funeral

Autora: Agatha Christie
Editora:Círculo do livro
Páginas: 230
Gênero: Mistério



Sinopse: "Surpreendida pela morte repentina do sr. Richard Abernethie, a família inteira do morto decide se reunir, o que há muito não fazia. Dentre os presentes, uma das irmãs do sr. Abernethie, Cora, causa um mal-estar generalizado ao levantar a hipótese de o irmão ter sido assassinado. Poucos dias depois, Cora é encontrada morta, fazendo com que o detetive Poirot entre em ação para tentar desvendar mais este caso."


Não é novidade que sou fã de carteirinha da rainha do mistério Agatha Christie. Então fico feliz com o fato de minha primeira resenha para o blog ser de uma obra dela!


Essa história se inicia em Enderby Hall, a mansão de Richard Abernethie. Uma cena comum do dia a dia dessas mansões vitorianas, não fosse o fato de a cassa estar sendo preparada para receber os convidados do funeral do líder da Família Abernethie, o Sr. Richard. A maior parte dos que compareceram a residência eram familiares de Richard: As cunhadas Helen e Moude, o sobrinho George, as sobrinhas Susan e Rosamund com seus respectivos cônjuges, Gregory Banks e Michael Shane, a excêntrica irmã Cora Lasquenet, o Sr. Entwhistle - amigo e advogado de Richard. Além dos que vieram do enterro, estava na casa Lanscombe - o mordomo -, a cozinheira e demais empregados da casa.


Depois do almoço, o Sr. Entwhistle anuncia ser o testamenteiro de Richard -  o que causa surpresa aos presentes - e passa a falar dos beneficiários - os parentes de Richard, já que seu antigo beneficiário e filho, Mortimer já havia falecido -  e da partilha dos bens. O assunto é tratado de forma corriqueira até que Cora lança no ar a suposição que enche todos os presentes de dúvida:
"- Mas ele foi assassinado, não foi?" pág. 18
Após a partida dos presentes e o Sr. Entwhistle não consegue parar de pensar na pergunta de Cora. Plantada a semente da dúvida, ele inicia uma investigação para averiguar as circunstâncias da morte repentina de Richard. Ele age por conta própria até o momento em que recebe a notícia da morte de Cora, dois dias após comparecer ao funeral do irmão. E não foi uma morte qualquer. Ela foi assassinada com golpes de machadinha enquanto dormia em sua própria casa.

É exatamente nesse ponto que o - queridíssimo - detetive belga, Hercule Poirot entra em cena, convidado para  dar continuidade a investigação pelo próprio Sr. Entwhistle. Como é de se esperar do metódico Poirot; ele encara cada parente de Richard - seja os que estiveram presentes no funeral ou não -, os empregados da mansão e até mesmo a Srta. Gilchrist, empregada de Cora como suspeitos, e portanto passiveis de investigação. A medida em que as múltiplas investigações avançam, Poirot descobre, um a um, os segredos da Família Abernethie. E se depara não com um, mas dois dilemas: todos os investigados podem ser o culpado pela morte de Richard; mas quem, dentre todos eles sentiu-se tão ameaçado com a suposição de  Cora, a ponto de sentir-se impelido a matar de novo?

Agatha trabalha o desenvolvimento da trama de forma brilhante, sempre mantendo um ritmo aceleradíssimo, fazendo com que o leitor queira terminar a leitura de uma só vez. Com seu toque de mestre, ela prova que o segredo está na sutileza do comportamento humano, nos gestos mais banais.Você vai se surpreender com a resolução deste caso, no qual nem todos são o que aparentam e o desfecho é totalmente inesperado!
Boa leitura!

Your Reply